Lista das funções do Excel (em PowerBI)

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Criar Alertas com a Formatação Condicional em Excel

Criar alertas com a formatação condicional em Excel é uma excelente forma de nos mantermos actualizados sem grande esforço. O exemplo de hoje utiliza formulas com datas.
Este exemplo tem por objectivo, controlar o envio dos veículos de uma empresa à respectiva Inspecção Periódica Obrigatória. Se faltarem 30 dias a linha da viatura muda para uma cor de preenchimento amarelo. Se faltarem apenas 7 dias a linha fica com uma cor de preenchimento de vermelho.
Começamos com uma tabela como esta que se encontra na próxima imagem.
O objectivo é fazer com as linhas da tabela mudem de cor de acordo com a legenda da coluna F. Para tal vamos usar a formatação condicional do Excel.

Comece por seleccionar da célula B2 a D11, no separador Base, clique no botão Formatação Condicional e clique em Nova Regra...
Como Tipo de regra, seleccione a ultima opção que diz, Utilizar uma formula para determinar as células a serem formatadas. Clique na caixa de selecção seguinte e escreva a seguinte formula:
=$D2-HOJE()<30
A formula acima verifica quantos dias faltam do dia actual até á data presente na coluna D. Neste caso verifica se essa diferença é menor do que 30. Repare que D2 utiliza uma referencia mista para fixar a coluna a verificar mas deixa livre as linhas para podermos aplicar a todas as linhas da tabela.
Agora vamos escolher o formato das células que obedecem a esta regra. Clique no botão Formatar...
De seguida vamos realizar o mesmo para a condição menos de 7 dias. Só é necessário mudar a formula para =$D2-HOJE()<7 e a cor para vermelho.
Se quiser confirmar aceda ao Gestor de Regras da Formatação Condicional. No meu caso tenho o seguinte:
Assim atingimos o nosso objectivo. Este exemplo poderá servir de exemplo para adaptar à sua situação em particular.
Aqui utilizei o MS Excel 2010 mas em qualquer outra versão do MS Excel é muito similar. Até à versão 2003 poderá adicionar uma condição mais. A partir da versão 2007 poderá adicionar as que desejar. Atenção à ordem de verificação das condições no Gestor de Regras da Formatação Condicional.



Por: Paulo Costa
       pcosta71@gmail.com


3 comentários:

  1. Excelente ferramenta, com explicação directa e de fácil/leitura e interpretação.
    Muito obrigada, caro Paulo

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, pode ajudar no como controlar o deadline de excução das tarefas e respetivas alertas por email do Excel SFF.

    ResponderEliminar
  3. Podes ver aqui:
    http://www.e-dicas.pt/2013/01/enviar-email-de-alerta-pelo-excel.html

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.